Blog

O que você precisa saber para começar a combinar cores

O que nós precisamos saber na verdade, porque até pesquisar para escrever o post eu também não sabia. Tenho zero costume de usar roupas coloridas, meu armário é 97% tons neutros e o único jeito que realmente consigo usar algo colorido é com um look neutro e UMA peça colorida, ou então um look monocromático, famoso #cainatinta.

Definitivamente não sei combinar duas ou mais cores no mesmo look. Pra falar bem a verdade é algo que nem passa pela minha cabeça na hora de escolher o que vou vestir.

Tudo bem, deu de falar de mim, agora é preciso falar desse carinha que supostamente deve nos ajudar a combinar cores diferentes, seu melhor amigo daqui pra frente: o círculo cromático.

As pessoas que realmente sabem do que estão falando (diferente de mim) dizem que ele auxilia na hora de montar looks coloridos pois facilita a visualização das cores que combinam entre si.

O google me contou que existem basicamente 4 tipos de combinações de cores quando tratamos de moda e é disso que a gente vai falar pelo resto do post, portanto se você tá no mesmo barco que eu (um barco cinza e sem cores) continua comigo que vou te falar quais são essas combinações e também trazer muitas inspirações de duas mulheres que fazem isso muitíssimo bem a @leticiacampioli do RJ e a gringa @nnennaechem.

Básico pero no mucho: combinações monocromáticas

A gente tem todo um post dedicado a isso, mas é importante ressaltar que o look cromático não precisa ter exatamente o mesmíssimo tom, podem ser tons diferentes dentro da mesma cor.

O círculo cromático pode te ajudar a enxergar os diferentes tons e as infinitas possibilidades que existem dentro da mesma cor (acho que o correto seria matiz, mas somos todos leigos aqui).

Combinando cores análogas: as vizinhas

As cores análogas são aquelas que são vizinhas no círculo cromático e com elas é possível criar looks coloridos e mais harmoniosos. Cores separadas por apenas uma outra cor no círculo cromático também tendem a combinar entre si.

Os looks feitos com cores análogas acabam ficando mais descontraídos e menos formais do que looks monocromáticos.

Os opostos se atraem: cores complementares

Já as cores complementares estão em lados totalmente opostos do círculo cromático e com elas é possível criar combinações com cores que a princípio parecem não ter nada a ver.

Mega colorido: combinação de cores tríade

Como se combinar duas cores já não fosse difícil o suficiente rs. A combinação em tríade é composta por cores que estão equidistantes no círculo cromático, tipo verde, roxo e laranja, famoso halloween.

E a melhor combinação de todas: aquela que funciona pra você!

Não adianta ficar se atendo ao círculo cromático se você tá olhando no espelho e não tá gostando do que vê, ele serve apenas para nos ajudar a ser mais criativas e ousar um pouquinho na hora de escolher um look.

E se você gostou de uma combinação que tá fora dessas regras: ótimo!!! Isso tudo são dicas e não regras, portanto o importante é a gente se sentir bem e confortável com aquilo que vestimos.

Já domina a arte de combinar cores? Que tal dar uma olhada no nosso post sobre combinação de estampas!

Tem alguma dica? Tem alguma combinação que nunca falha pra você? Conta pra gente lá no insta que a gente quer muito saber!

Gostou desse conteúdo?

Então com certeza vocês vai gostar da nossa Newslleter quinzenal!

Lá rola desabafos, conversas e um montão de indicações de coisas legais!

Lojinhas para acompanhar

Olá terráquea, trago notícias inéditas. Pela primeira vez na história deste blog um post será sucinto, resumido e objetivo. Vocês nos pediram (algumas vezes já

Ler post completo »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close Bitnami banner
Bitnami