Blog

Como descobrir o que você realmente precisa comprar – e evitar arrependimentos – em 5 passos

Atire a primeira pedra quem NUNCA se arrependeu de uma compra. Aqui estamos falando apenas de compras de roupas, sapatos e acessórios. Mas eu tenho certeza que nenhuma pedra será atirada, porque todo mundo já sentiu, pelo menos uma vez, o peso na consciência moral do arrependimento pelo dinheiro perdido.

Os motivos pelo arrependimento podem ser vários:

  • Comprou por impulsividade e depois viu que nem gostou tanto assim;
  • Comprou e depois não conseguiu combinar com o restante do guarda-roupa;
  • Comprou achando que iria usar muito e acabou usando pouquíssimo;
  • E por aí vai…

Eu já passei por essa situação algumas vezes, porém recentemente descobri uma prática que me ajudou a evitar esse erro e assim, parar de gastar dinheiro com as coisas erradas.

Como dica boa é dica compartilhada, criamos um passo a passo, simples e direto, sobre como descobrir se você realmente precisa comprar tal peça:

Então, vamos lá!

Passo 1: Crie uma conta no Pinterest

Se você  ainda não tem uma conta no Pinterest, faça uma agora mesmo (e já aproveita e segue a gente lá também). É simples e rápido, vai levar 2 minutos e eu garanto que vai valer a pena.

Passo 2: Crie uma pasta chamada “Como quero me vestir no outono/inverno 2019”

Com a conta configurada, crie uma pasta com o título COMO QUERO ME VESTIR NO OUTONO INVERNO 2019. A pasta vai ser essencial para salvar a sua vida na hora de decidir se você deve ou não comprar aquela bota maravilhosa que você vem desejando há tempos.

E ah, é importante filtrar a pasta por estação! Só assim você vai conseguir visualizar o que precisa para a estação mais próxima e o que pode deixar para adquirir mais para frente.

Como estamos no outono, minha sugestão foi criar uma dedicada ao outono e inverno desse ano, mas se você já está se focando no verão, já pode ir direto para a pastinha “como quero me vestir na primeira/verão de 2019”!

Passo 3: Faça uma pesquisa de looks e salve tudo na sua pastinha

Pesquise, na própria barra de pesquisa do Pinterest, por looks de outono e inverno que tem a sua cara e que você gostaria de muito de ter no seu guarda-roupa. Você pode pesquisar por palavras-chaves, separando por peças que você gosta e já tem ou está querendo muito como:

  • Pantacourt;
  • Blazer xadrez;
  • Vestido midi.

Ou pesquisar looks através de palavras mais abrangentes, como:

  • Fall outfits;
  • Winter casual outfits;
  • Work outfits.

O método fica a sua escolha, o importante é encontrar os looks que você ama e que tem a sua cara e o seu estilo (ou o estilo que você quer começar a ter a partir de agora).

Encontrou um lookinho? Salva ele direto para a pasta “Como quero me vestir no outono/inverno 2019”! Em pouco tempo, sua pasta vai estar recheada de inspirações feitas especialmente para você. Olha como tá a minha hoje:

Imagens diretamente da minha pastinha pessoal hehe

Passo 4: Analise a sua pasta

Depois de dedicar um tempinho montando uma pasta perfeita, é hora de ter uma “visão macro”. Essa é a grande vantagem de montar uma pasta como essas. Com os looks salvos todos em um único lugar e filtrados por estação, você consegue visualizar de forma ampla o que seria o seu guarda-roupa ideal e tirar algumas conclusões importantes para a sua próxima compra:

  • Quais peças mais apareceram?
  • Quais peças você já tem?
  • Quais peças você não tem?

Com essas informações, fica muito mais fácil montar uma wishlist otimizada, com peças que você realmente precisa e que vão fazer muita diferença no seu guarda-roupa e consequentemente reduzir a sensação de NÃO TENHO ROUPA na hora de escolher o que vestir.

Passo 5: Monte a sua wishlist ideal

Agora monte uma listinha com as peças que mais apareceram e que você não tem. Elenque as peças por prioridade, seja porque você acha que precisa mais no momento ou porque é a que mais apareceu. E quando for as compras, STICK TO THE LIST!

Tenha sempre a lista em mãos – ou seja, no bloco de notas do celular – e se mantenha firme e fiel a lista. Assim, você irá comprar apenas o que você realmente precisa e o que realmente vai usar.

Fim! Simples, rápido e prático.

Eu criei minha pasta no mês passado e foi bastante útil para mim. Agora espero que seja eficiente para você também. 🙂

Com uma pasta como essa, também fica mais fácil de você visualizar o seu próprio estilo e se conhecer melhor. Aprender mais sobre o que gosta e o que não gosta e especialmente, o que você se imagina usando e o que acredita que não é para você. Muita gente tem dúvidas sobre como encontrar um estilo e essa também é uma boa tática.

Dica extra:

Já montou a sua lista está indo as compras? Saiba escolher o que comprar! Saber fazer a escolha certa, entre as opções da peça que você deseja comprar, também influencia muito em tornar a aquisição um futuro arrependimento ou não.

Mas como assim? Exemplo: você está procurando uma bota nova e usa muito botas pretas. Você encontrou um modelo que amou e ele tem nas cores preta, animal print e branca. Vá na preta! Não invista em uma bota branca apenas porque não quer comprar mais uma preta. Por mais que você já tenha outras na mesma cor, é ela que você vai optar na hora de escolher o que vestir.

Não estou dizendo para você comprar tudo igual e não ter peças diferentes no guarda-roupa, longe disso. Mas saiba diferenciar comprando algo que você realmente vai usar.

Gostou das dicas ou testou elas com o seu armário? Conta para gente se funcionou para você também lá no nosso Instagram! E se você tem mais dicas sobre como evitar arrependimentos, compartilha com a gente! Vamos adorar reunir o máximo de dicas úteis para compartilhar com o mundo, especialmente essas que envolvem moda e consumo consciente. Afinal, estamos aqui para isso.

Gostou desse conteúdo?

Então com certeza vocês vai gostar da nossa Newslleter quinzenal!

Lá rola desabafos, conversas e um montão de indicações de coisas legais!

Lojinhas para acompanhar

Olá terráquea, trago notícias inéditas. Pela primeira vez na história deste blog um post será sucinto, resumido e objetivo. Vocês nos pediram (algumas vezes já

Ler post completo »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close Bitnami banner
Bitnami